Perfil sociolinguístico de uma comunidade bilíngue da zona rural de Goiás
Palavras-chave:
Bilinguismo, Atitudes linguísticas, Políticas linguísticas
Resumo
Neste trabalho analiso a situação sociolingüística de uma comunidade bilíngüe cujos primeiros membros imigraram da América do Norte para uma área rural situada na região sudoeste do Estado de Goiás trinta anos atrás. Minha intenção foi compreender o papel do inglês e do português, as duas línguas faladas na comunidade, com vistas a identificar os domínios lingüísticos que essas línguas ocupam, as atitudes lingüísticas de seus falantes e as políticas lingüísticas que o grupo adota. Seguindo uma metodologia qualitativa/etnográfica, os dados foram coletados com o auxílio de instrumentos do tipo questionários, entrevistas e observações no local. Os resultados sugerem que: (a) os domínios lingüísticos estão claramente definidos; (b) eles demonstram atitudes positivas em relação ao bilingüismo e às línguas que falam; (c) a política lingüística deles tem contribuído para manutenção do inglês e aquisição do português.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Augusta Brito de Mello, H. (2019). Perfil sociolinguístico de uma comunidade bilíngue da zona rural de Goiás. Revista Linguagem & Ensino, 4(2), 61-92. https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15539
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).