Aluno domesticado vs aluno reflexivo

a visão do licenciando sobre o papel do aluno em sua futura prática pedagógica

  • Maria Aparecida Gomes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Aluno, Licenciando, Pesquisa-ação

Resumo

Consciente da importância e validade das contribuições dos alunos aos processos de construção de conhecimento (cf. Mercer, 1995; Demo, 1996; Moita Lopes, 1996; Freire, 1998), objetivo investigar como o licenciando em inglês da UFRJ compreende o papel do aluno em sua futura prática pedagógica. Neste trabalho, baseado em um estudo de caso, utilizarei diferentes instrumentos de pesquisa: notas de campo, entrevistas e aulas gravadas em áudio e diários de pesquisa. Neste estudo, discutirei, ainda, algumas questões relativas ao curso de formação de professores que é atualmente oferecido aos licenciandos em inglês da UFRJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Aparecida Gomes Ferreira, M. (2019). Aluno domesticado vs aluno reflexivo: a visão do licenciando sobre o papel do aluno em sua futura prática pedagógica. Revista Linguagem & Ensino, 4(2), 107-122. https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15541