“É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!”
sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas
Palavras-chave:
Pesquisa acadêmica, Prática do professor, Pesquisa qualitativa
Resumo
Este ensaio apresenta questões polêmicas a respeito da relação entre a pesquisa acadêmica e a prática do professor de línguas nas escolas. Essas questões são: a importância da contribuição do professor para a produção do conhecimento, a distinção entre conhecimento produzido pela universidade e o conhecimento pessoal e prático do professor, o princípio e ética da cooperação, entrada no campo, assim como o relacionamento entre professor e pesquisador. Em seguida, são apresentadas sínteses de cinco modalidades de pesquisa qualitativa com seus respectivos métodos de coleta de materiais documentários, os quais podem atenuar a polêmica ou estabelecer elos de ligação entre a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica do professor.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
A. Telles, J. (2019). “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!”: sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 5(2), 91-116. https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15560
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).