“É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!”

sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas

  • João A. Telles Universidade Estadual Paulista Assis
Palavras-chave: Pesquisa acadêmica, Prática do professor, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este ensaio apresenta questões polêmicas a respeito da relação entre a pesquisa acadêmica e a prática do professor de línguas nas escolas. Essas questões são: a importância da contribuição do professor para a produção do conhecimento, a distinção entre conhecimento produzido pela universidade e o conhecimento pessoal e prático do professor, o princípio e ética da cooperação, entrada no campo, assim como o relacionamento entre professor e pesquisador. Em seguida, são apresentadas sínteses de cinco modalidades de pesquisa qualitativa com seus respectivos métodos de coleta de materiais documentários, os quais podem atenuar a polêmica ou estabelecer elos de ligação entre a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica do professor.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
A. Telles, J. (2019). “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!”: sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 5(2), 91-116. https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15560