Pedagogia de Projeto

da gramática à comunicação

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Aquisição da linguagem, Ensino comunicativo de línguas, Pedagogia de projeto

Resumo

Este artigo discute as limitações da abordagem segundo a qual a comunicação em si mesma serviria como uma das condições fundamentais da construção da interlíngua. Ao contrário, o esforço pela produção é condição sine qua non para a construção da competência comunicativa, devendo ser acompanhado de ensino centrado nos aspectos formais da gramática. E mais: o ensino da gramática parece auxiliar os aprendizes a manejar os recursos da língua com maior precisão. Sugerimos a pedagogia de projeto como opção metodológica para integrar foco na forma e atividades comunicativas. Em nossa proposta para esta abordagem, o trabalho com projetos permite a convergência de habilidades, o resgate da motivação via tópicos de interesse, a estruturação de tarefas visando à obtenção de um produto final, e ainda enseja o esforço pela compreensão e expressão adequadas, aliadas à gramática reflexiva. Seu caráter de constantes negociações e ajustes lhe emprestam as características da pesquisação.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Gustavo Richter, M. (2019). Pedagogia de Projeto: da gramática à comunicação. Revista Linguagem & Ensino, 6(1), 129-179. https://doi.org/10.15210/rle.v6i1.15569