É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário?
Palavras-chave:
Autoridade, Interação, Professor, Aluno, Regras
Resumo
Nas discussões atuais acerca da educação, a autoridade aparece como uma das principais questões que influenciam a questão disciplinar. Através de uma pesquisa de base etnográfica em uma turma de segunda série do Ensino Médio de uma instituição federal de ensino, investigo como a professora trabalhou a questão da autoridade na busca de manter a disciplina em sua turma. É importante notar que, para que a autoridade tenha uma função vital na questão disciplinar, é necessário que os indivíduos que interagem em sala tentem construir um conceito de disciplina que não seja imposto por leis arbitrárias, mas sim que seja construído através da negociação de regras claras e justas, que levem os alunos a desenvolverem autonomia e uma percepção crítica da realidade.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Lopes Novais, E. (2019). É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário?. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 15-51. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15582
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).