A leitura e o universo do leitor
uma experiência em sala de aula
Palavras-chave:
Textos, Leitores, Conhecimento prévio
Resumo
Este trabalho constitui-se a partir da verificação de leitura de dois textos, feita por alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Esta verificação tem como principal objetivo avaliar em que proporção o conhecimento prévio desses leitores interfere no ato de atribuição de significados aos referidos textos, uma vez que cada indivíduo aciona seu universo de conhecimentos no ato da leitura. O resultado a que se chega é a observância de que um dos textos se aproxima melhor do universo de conhecimentos desses leitores, o que lhes possibilita uma leitura mais profunda e, por sua vez, aponta a importância do papel do professor como mediador do processo de leitura.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Mancuzo de Brito, G., & Suely da Silva Verri, V. (2019). A leitura e o universo do leitor: uma experiência em sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 53-79. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15583
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).