A leitura e o universo do leitor Uma experiência em sala de aula

  • Gizele Mancuzo de Brito Universidade Estadual de Maringá
  • Valda Suely da Silva Verri UNIVALE
Palavras-chave: textos, leitores, conhecimento prévio

Resumo

Este trabalho constitui-se a partir da verificação de leitura de dois textos, feita por alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Esta verificação tem como principal objetivo avaliar em que proporção o conhecimento prévio desses leitores interfere no ato de atribuição de significados aos referidos textos, uma vez que cada indivíduo aciona seu universo de conhecimentos no ato da leitura. O resultado a que se chega é a observância de que um dos textos se aproxima melhor do universo de conhecimentos desses leitores, o que lhes possibilita uma leitura mais profunda e, por sua vez, aponta a importância do papel do professor como mediador do processo de leitura.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Brito, G. M. de, & Verri, V. S. da S. (2019). A leitura e o universo do leitor Uma experiência em sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 53-79. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15583