Reflexões sobre a situação de ensino

as falas de professores e futuros professores

  • Jaqueline de Fátima dos Santos Morais Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Formação de professores, Didática, Crise do magistério

Resumo

Este texto busca refletir sobre diferentes falas produzidas por alunos e alunas do curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores, uma unidade acadêmica da UERJ localizada em São Gonçalo, sobre temas ligados a identidade docente e a crise do magistério. A pesquisa empírica resultou no recolhimento de diálogos produzidos por esses sujeitos, muitos deles já professores, durante as aulas de didática nos anos de 2000 e 2001. A investigação nos mostra que as dificuldades que vivem esses sujeitos, longe de serem individuais, são dificuldades de grande parte do magistério e precisam, para uma possível superação, serem refletidas coletivamente.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
de Fátima dos Santos Morais, J. (2019). Reflexões sobre a situação de ensino: as falas de professores e futuros professores. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 81-99. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15584