Reflexões sobre a situação de ensino
as falas de professores e futuros professores
Palavras-chave:
Formação de professores, Didática, Crise do magistério
Resumo
Este texto busca refletir sobre diferentes falas produzidas por alunos e alunas do curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores, uma unidade acadêmica da UERJ localizada em São Gonçalo, sobre temas ligados a identidade docente e a crise do magistério. A pesquisa empírica resultou no recolhimento de diálogos produzidos por esses sujeitos, muitos deles já professores, durante as aulas de didática nos anos de 2000 e 2001. A investigação nos mostra que as dificuldades que vivem esses sujeitos, longe de serem individuais, são dificuldades de grande parte do magistério e precisam, para uma possível superação, serem refletidas coletivamente.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
de Fátima dos Santos Morais, J. (2019). Reflexões sobre a situação de ensino: as falas de professores e futuros professores. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 81-99. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15584
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).