Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas: revisitando Goffman

  • Adail Sebastião Rodrigues Jr Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: ensino de línguas, sessão de grupo, observação participante, trabalho de campo, etnografia da escola, interação face-a-face

Resumo

Desde os anos cinqüenta, as perquirições sociológicas têm presenciado o desenvolvimento da Análise Interacional e sua importância para a Antropologia, Psicologia Social, Psiquiatria, Análise do Discurso e para a própria Sociologia. Centrado nos aspectos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Goffman, este ensaio apresenta a influência das teorias Goffmanianas sobre a Sociolingüística, uma vez que seus métodos são aplicados com base em vários tópicos que Goffman desenvolveu durante sua carreira acadêmica. Sobretudo, as ferramentas metodológicas da Sociolingüística, mais precisamente a sessão de grupo e a observação participante, são consideradas, neste ensaio, instrumentos confiáveis para a análise de fala espontânea em interações face-a-face com professores de línguas. Dado que a sessão de grupo e a observação participante são métodos úteis para investigar como a linguagem é usada na criação de significados dentro de contextos educacionais, este ensaio tenta sugerir algumas técnicas de pesquisa que investiguem como professores de línguas compreendem suas práticas docentes. Portanto, a primeira parte deste ensaio faz uma revisão sucinta dos principais trabalhos de Goffman, seguido de sua trajetória teórica, sua contribuição para a pesquisa em educação, algumas aplicações ao método da etnografia da escola e comentários finais.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Sebastião Rodrigues Jr, A. (2019). Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas: revisitando Goffman. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 123-148. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15606