A semeadura da palavra

fragmentos de poemas campesinos

  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo - USP
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Letramento, Autoria, Ideologia

Resumo

Neste artigo, analisamos poemas produzidos por sujeitos com baixo grau de escolaridade, a saber, sujeitos que aprenderam a ler e a escrever fora do circuito da educação formal e, apesar disso, seus textos estabelecem um diálogo intertextual com textos consagrados; denunciam situações que estão “fora da ordem” e, também, marcam uma posição de resistência em relação a determinadosvalores caros à classe dominante. A análise destes poemas permite-nos dizer que, apesar da pouca escolaridade, estes sujeitos ocupam a posição de autor e possuem um grau de letramento comparado ao de sujeitos que passaram anos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Maria Sousa Romão, L., & Maria Romano Pacífico, S. (2019). A semeadura da palavra: fragmentos de poemas campesinos. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 121-144. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15616