A semeadura da palavra
fragmentos de poemas campesinos
Palavras-chave:
Letramento, Autoria, Ideologia
Resumo
Neste artigo, analisamos poemas produzidos por sujeitos com baixo grau de escolaridade, a saber, sujeitos que aprenderam a ler e a escrever fora do circuito da educação formal e, apesar disso, seus textos estabelecem um diálogo intertextual com textos consagrados; denunciam situações que estão “fora da ordem” e, também, marcam uma posição de resistência em relação a determinadosvalores caros à classe dominante. A análise destes poemas permite-nos dizer que, apesar da pouca escolaridade, estes sujeitos ocupam a posição de autor e possuem um grau de letramento comparado ao de sujeitos que passaram anos na escola.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Maria Sousa Romão, L., & Maria Romano Pacífico, S. (2019). A semeadura da palavra: fragmentos de poemas campesinos. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 121-144. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15616
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).