Estudo extra-classe na aprendizagem cooperativa de línguas estrangeiras através do computador
Palavras-chave:
Computador/internet, Correio eletrônico, Auto-aprendizagem, Aprendizagem cooperativa
Resumo
O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do estudo extraclasse e da auto-instrução na aprendizagem do ensino de Línguas Estrangeiras (LE), especialmente usando o computador. Aprender é um ato individual e os professores sabem que o aluno ideal é aquele que é responsável por sua própria aprendizagem. Este estudo apresenta duas experiências de aprendizagem usando o computador. A primeira trata-se da aprendizagem autônoma e o uso de CD-Rom e outros programas. A segunda apresenta o uso da correspondência eletrônica na aprendizagem cooperativa, com objetivos de desenvolvimento da escrita, da compreensão e de trocas culturais. O estudo está fundamentado na metodologia qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados da seguinte forma: entrevistas com os estudantes envolvidos no processo, diário de classe, formulários de auto-avaliação, gravação dos diálogos em disquetes e observação do professor. Resultados indicaram a relevância do uso do computador/internet como forma de desenvolver o ensino e aprendizagem em LE.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Braga Norte, M. (2019). Estudo extra-classe na aprendizagem cooperativa de línguas estrangeiras através do computador. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 145-169. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15618
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).