Literatura e ensino de línguas não-maternas

uma adequação necessária

  • Sérgio Flores Pedroso Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Linguística aplicada, Análise do discurso, Ensino de língua estrangeira, Literatura, Espanhol

Resumo

Este artigo aborda a relação literatura-ensino de línguas não-maternas. Seu objetivo é apresentar uma proposta de trabalho didático com essa relação. Parte-se da premissa de que as diferentes abordagens da literatura na área não suprem as necessidades contemporâneas da especialidade: uma visão cultural das línguas nãomaternas e uma enunciação sobre bases textuais. Esses dois objetivos levam em consideração características específicas da literatura. O arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa é o compromisso ideológico desta pesquisa. Em relação ao ensino de línguas não-maternas, essa abordagem tem como ponto de partida o fato de que a língua materna é constitutiva do processo de aprendizagem. Tal assunção envolve o trabalho tradutório, justificado pela perspectiva relacional da teoria. Para ilustrar a proposta, é desenvolvido o trabalho com um recorte de romance em língua espanhola.

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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Flores Pedroso, S. (2019). Literatura e ensino de línguas não-maternas: uma adequação necessária. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 221-247. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15622