Utilizando corpora de aprendizes para a investigação de aspectos discursivos, metodologias de ensino e design de materiais pedagógicos

  • Leonardo Recsky Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Corpora de aprendizes, Material didático, Metodologia de ensino, Concordancing

Resumo

Este trabalho faz uma resenha de estudos sobre lingüística de corpus que foram conduzidos usandocorpora de aprendizes e suas aplicações para a compilação e elaboração de materiais didáticos para aprendizes de inglês como língua estrangeira. O texto descreve como os resultados obtidos de pesquisa sobre corpora de aprendizes em três áreas específicas, ou seja, características discursivas, padrões de co-ocorrência (colocações) e o tom interpessoal adequado, podem ser empregados com corpora especializados para criar materiais didáticos. Os impactos da área para a metodologia de ensino do inglês como língua estrangeira também são discutidos. Embora se defenda aqui o uso de corpora e programas de concordancing, no ensino da língua estrangeira, algumas restrições também são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Recsky, L. (2019). Utilizando corpora de aprendizes para a investigação de aspectos discursivos, metodologias de ensino e design de materiais pedagógicos. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 249-273. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15623