Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido

  • Sara Oliveira Universidade de Brasília
Palavras-chave: texto visual, leitura crítica, letramento

Resumo

Este trabalho relata experiência realizada com alunos universitários, dentro da disciplina Inglês Instrumental, cujos objetivos foram: 1) Introduzir e fortalecer o conceito de imagem como texto; 2) Aprofundar o aspecto critico na leitura de textos visuais; 3) Incrementar o nível de envolvimento dos alunos com a disciplina e a interação entre seus pares. A pedagogia de projetos colaborativos serviu como referencial teórico. Os resultados sugerem que a dinâmica colaborativa pode mostrar-se positiva para estabelecer níveis acentuados de interação e envolvimento dentro do processo ensino-aprendizagem. O texto visual por si também pareceu fomentador de maior participação e compartilhamento nas discussões em sala de aula. O trabalho conclui que o contexto mundial cada vez mais visual em que nos encontramos impõe uma maior consideração da imagem como alternativa de aproximação entre aluno e conteúdo acadêmico.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Oliveira, S. (2019). Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 15-39. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15626