Texto visual e leitura crítica
o dito, o omitido, o sugerido
Palavras-chave:
Texto visual, Leitura crítica, Letramento
Resumo
Este trabalho relata experiência realizada com alunos universitários, dentro da disciplina Inglês Instrumental, cujos objetivos foram: 1) Introduzir e fortalecer o conceito de imagem como texto; 2) Aprofundar o aspecto critico na leitura de textos visuais; 3) Incrementar o nível de envolvimento dos alunos com a disciplina e a interação entre seus pares. A pedagogia de projetos colaborativos serviu como referencial teórico. Os resultados sugerem que a dinâmica colaborativa pode mostrar-se positiva para estabelecer níveis acentuados de interação e envolvimento dentro do processo ensino-aprendizagem. O texto visual por si também pareceu fomentador de maior participação e compartilhamento nas discussões em sala de aula. O trabalho conclui que o contexto mundial cada vez mais visual em que nos encontramos impõe uma maior consideração da imagem como alternativa de aproximação entre aluno e conteúdo acadêmico.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Oliveira, S. (2019). Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 15-39. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15626
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).