Modalidade epistêmica e discurso oral
um estudo contrastivo entre inglês e português
Palavras-chave:
Modalidade epistêmica, Análise contrastiva, Linguística de corpus, Discurso oral
Resumo
Este artigo compara o emprego de modalidade epistêmica em conversas informais envolvendo falantes na tivos britânicos e brasileiros. O corpus de diálogos em inglês (110 mil palavras) foi extraído do componente falado do British National Corpus Sample e o corpus de diálogos em português (110 mil palavras) foi compilado com base no Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro (NURC-RJ). Inicialmente, o artigo revisa diversas vertentes da literatura envolvendo o conceito e emprego de modalidade epistêmica. A seguir, o artigo procura evidenciar equivalências de formas e funções entre as duas línguas, centralizando a discussão no emprego das frases I think – eu acho, dos marcadores discursivos you know – sabe, e de perguntas de confirmação ou tag questions. Os resultados indicam que, em diálogos, o estabelecimento e manutenção de relações sociais são de vital importância e que por esta razão os interlocutores raramente empregam afirmações categóricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Recsky, L. (2019). Modalidade epistêmica e discurso oral: um estudo contrastivo entre inglês e português. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 159-185. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15630
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).