A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância

  • Wilsa Maria Ramos Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Compreensão leitora, Educação a distância, Objetivos de aprendizagem, Simplificação

Resumo

O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Maria Ramos, W. (2019). A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 215-242. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15632