Resenhas

  • Adelaide Oliveira
  • Antônia Zago
  • Cíntia Ávila Blank
  • Cristina Zanella Rodrigues
  • Letícia Fraga
  • Luciana Iost Vinhas
  • Camila Nunes Lawson
Palavras-chave: Linguagem, avaliação, ensino, formação de professores

Resumo

Esta seção contém resenhas de sete livros.

Biografia do Autor

Adelaide Oliveira
Possui Mestrado em TESOL pela School for International Training, VT, Estados Unidos. É Professora Assistente de Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como principais interesses de pesquisa: ensino reflexivo, aquisição de segunda língua, aprendizagem de segunda língua e interculturalidade.
Antônia Zago
É mestranda em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas, pósgraduada em Ensino Básico pela Universidade da Região da Campanha, graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria, professora e coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Kluwe, de Bagé, e professora em cursos preparatórios para vestibular e concursos no Tchê Concursos e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
Cíntia Ávila Blank
Nasceu em Pelotas, em 1979. Ingressou, no ano de 2002, no curso de Língua Espanhola da Universidade Federal de Pelotas, onde ministrou cursos de extensão e participou de pesquisas sobre a formação de docentes de ELE e sobre o ensino de espanhol para portadores de necessidades especiais. Também foi biógrafa do projeto Biblioteca Virtual de Letras da UFPEL. Ainda durante a graduação, freqüentou algumas cadeiras do curso de Língua Francesa. Formou-se em 2005. Atualmente, cursa o primeiro semestre do mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas como bolsista da CAPES.
Cristina Zanella Rodrigues
Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2001. É especialista em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tendo defendido sua monografia em 2004. Atualmente é aluna do Mestrado em Letras, área de Concentração em Lingüística Aplicada, da mesma universidade. Atua como pesquisadora no projeto Corpos Discursivos no Espaço Escolar, desenvolvido sob a coordenação da Profª.drª. Aracy Ernst.
Letícia Fraga
É docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Realizou seu Mestrado em Letras/ Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria e Análise Lingüística, apresentando a dissertação “Progressão das estratégias utilizadas por brasileiros para a realização das vogais /A)/ e/E)/ do francês: análise acústica e auditiva“, sob orientação do Prof. Dr. Dario Fred Pagel. É doutoranda na UNICAMP, na área de Sociologia e Dialetologia, sob a orientação da Prof.a Dr.a Tânia Alkmim, com trabalho sobre “O português falado por descendentes de holandeses em Carambeí/PR: estudo sociolingüístico”. Realiza pesquisas na área de sociolingüística e fonética/fonologia aplicadas à língua materna e língua estrangeira.
Luciana Iost Vinhas
É aluna do curso de Mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas e professora de inglês em um curso de línguas de Pelotas. Formou-se em Letras Português/Inglês nesta universidade em 2005, onde também cursou quatro semestres do curso de Psicologia. Durante o curso de Letras, trabalhou como bolsista de iniciação científica nas áreas de Lingüística Aplicada e Teoria Fonológica, tendo sido orientanda do Prof. Dr. Hilário Bohn em pesquisa intitulada “As interlocuções e a construção das subjetivações do profissional de Letras durante a formação universitária” e da Profa. Dra. Giovana Bonilha na pesquisa “Aquisição de Língua Estrangeira: Uma Abordagem Conexionista da Teoria da Otimidade”. Atualmente, segue trabalhando com Identidade e com Conexionismo e Teoria da Otimidade, sendo esta última a área em que pretende aprofundar seu conhecimento.
Camila Nunes Lawson
É aluna do Curso de Mestrado em Letras (Lingüística Aplicada) da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Graduada em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atualmente trabalha nessa instituição como professora contratada de língua inglesa, onde coordena um projeto de ensino / aprendizagem de língua estrangeira para crianças, intitulado “Aprendendo Inglês através da Literatura Infantil”. É, também, professora de língua inglesa na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Seus interesses de pesquisa estão voltados para questões relativas ao ensino / aprendizagem de língua estrangeira para crianças, crenças, identidade e formação de professores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Oliveira, A., Zago, A., Blank, C. Ávila, Rodrigues, C. Z., Fraga, L., Vinhas, L. I., & Lawson, C. N. (2019). Resenhas. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 245-281. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15636