O Uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira

  • Ana Paula Carneiro Rola Universidade Severino Sombra – USS
Palavras-chave: letramento, interação, leitura, ensino-aprendizagem de E/LE

Resumo

Este trabalho focaliza o modelo de letramento construído nas atividades de uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, baseando-se na compreensão de que em toda sala de aula, professores e alunos estão construindo modelos particulares de letramento e compreensões particulares do que está envolvido na aprendizagem sobre como ser letrado. Este estudo analisa a interação em eventos de leitura de uma sala de aula da 6ª série do Ensino Fundamental e discute o que conta como ações letradas neste grupo específico. Os resultados revelam que nesta sala de aula a leitura não é vista como um evento social e os alunos estão engajados em ações letradas que não envolvem a negociação na construção do significado.

Biografia do Autor

Ana Paula Carneiro Rola, Universidade Severino Sombra – USS
É graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Letras Neolatinas – Área de concentração: Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ) desde 2001 e Coordenadora dos Cursos de Extensão de Inglês e Espanhol da Universidade Severino Sombra – USS (Vassouras/RJ) também desde 2001. Atua, ainda, como Professora de Língua Espanhola, Língua Inglesa e Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras da USS. Sócia-fundadora da Associação de Professores de Português do Paraguay (APROPP), foi sua Presidente no período de 1998-1999. Entre 1998 a 2000, foi Professora Titular de Tradução – Português / Espanhol na Universidad Nacional de Formosa, Argentina.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Paula Carneiro Rola, A. (2019). O Uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 57-77. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15639