Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos de meios letrados
Palavras-chave:
Retextualização, Leitura, Produção de texto
Resumo
Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa feita em uma sala de aula do Ensino Fundamental (rede pública municipal) no estado de Goiás. O foco central do trabalho recai sobre a retextualização de uma história em quadrinhos feita pelos alunos. Para a análise dos dados, buscamos apoio teórico em Marcuschi (2001). As questões centrais que buscamos responder são: como os alunos retextualizam uma história em quadrinhos do Chico Bento? Ao retextualizar as falas do personagem, que tratamento darão à variedade lingüística usada por ele? Pretendemos perceber, ainda, que dificuldades os alunos teriam na transformação do texto e como fariam para não interferir na coerência do mesmo depois de retextualizado.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Peres de Oliveira Andrade, E., dos Santos Silva Machado, G., & Ribeiro da Silva, S. (2019). Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos de meios letrados. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 177-199. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15643
Seção
Artigos
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