Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil
aproximações, distanciamentos e contradições
Palavras-chave:
Língua materna, Língua estrangeira, Ensino
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE) em nosso país, apontando aproximações, distanciamentos e contradições nessas áreas. A partir de uma revisão de trabalhos de autores que se dedicam à realidade do ensino de línguas, o artigo tece algumas considerações sobre o fato de que, apesar de consideráveis avanços nas pesquisas nas duas áreas, esses progressos não conseguem chegar, de fato, à sala de aula nas escolas formais, e as aulas ainda são pautadas mais em prescrição do que em interação. Diante dessa realidade, o texto procura refletir sobre possíveis caminhos que possam ser seguidos pelo professor, considerando a realidade apontada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Campani, D. (2019). Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil: aproximações, distanciamentos e contradições. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 201-221. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15644
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).