Mudança de código por parte do professor e dos alunos na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo qualitativo

  • Saionara Greggio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Glória Gil Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: uso alternado de português e inglês, funções, sala de aula de inglês como língua estrangeira

Resumo

Desde os anos 90, pesquisadores têm investigado vários aspectos relacionados ao uso da língua estrangeira e da língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Estudos mostram que a língua materna pode ter funções importantes na sala de aula de língua estrangeira. O objetivo principal deste artigo é mostrar os resultados de um estudo qualitativo que investigou o uso alternado de inglês e de português na interação professor – aluno(s) na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Os dados foram coletados em uma turma iniciante e em uma turma de nível pré-intermediário. Doze aulas foram observadas, gravadas em áudio e analisadas em cada um dos grupos. Os resultados deste estudo sugerem que o uso alternado de inglês e português na sala de aula de língua estrangeira pode ter um papel importante ao facilitar a interação entre os participantes e facilitar aprendizagem da língua estrangeira.

Biografia do Autor

Saionara Greggio, Universidade Federal de Santa Catarina
É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como professora de inglês desde 2000 e há um ano atua em projetos de formação continuada para professores de inglês. Seus interesses de pesquisa são: ensino e aprendizagem de língua estrangeira e formação de professores.
Glória Gil, Universidade Federal de Santa Catarina
É professora Adjunta IV do Departamento de Línguas Estrangeiras, no Centro de Comunicação e Expressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Publicou vários artigos relacionados ao ensino de línguas estrangeiras, nos seguintes jornais e revistas: English Language Teacher Journal (Inglaterra), TEIAS (UFSC), Ilha do Desterro (UFSC), Intercâmbio (PUC-SP), Lenguas Modernas (Chile), Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, The ESPecialist e na Newsletter da Associação de Professores de Língua Inglesa de Santa Catarina (APLISC). Seus interesses de pesquisa são os estudos sobre a sala de aula de língua estrangeira e a formação de professores de língua estrangeira.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Greggio, S., & Gil, G. (2019). Mudança de código por parte do professor e dos alunos na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo qualitativo. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 371-393. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15662