Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação
Palavras-chave:
Formação ideológica, Formação discursiva, Interdiscurso, Gênero do discurso, Educação
Resumo
Este trabalho discute as formações discursivas de dois enunciadores em dois artigos de opinião, publicados em um jornal, sobre questões relacionadas à educação. Este trabalho apóia-se em alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, em autores como Pêcheux, Orlandi e Foucault, abordando questões como discurso, formação ideológica, formação discursiva, interdiscurso, intertexto, paráfrase e polissemia. Discute também como são construídos os efeitos de sentido nos referidos artigos, por meio de recursos como a adjetivação e a modalização. Os textos são considerados sob a perspectiva dos gêneros do discurso de Bakhtin, e de seus seguidores Bronckart e Marcuschi, situando-os dentro do gênero artigo de opinião. Enquanto um dos enunciadores fala do lugar de sociólogo crítico em relação aos caminhos tomados pela educação e sua relação com a mídia, o outro apresenta um discurso institucional, que pretende ser técnico, mas que defende os interesses dos empresários ligados ao negócio da educação.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fogaça, F. C. (2019). Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 395-413. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15663
Seção
Artigos
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