Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação
Palavras-chave:
Formação ideológica, Formação discursiva, Interdiscurso, Gênero do discurso, Educação
Resumo
Este trabalho discute as formações discursivas de dois enunciadores em dois artigos de opinião, publicados em um jornal, sobre questões relacionadas à educação. Este trabalho apóia-se em alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, em autores como Pêcheux, Orlandi e Foucault, abordando questões como discurso, formação ideológica, formação discursiva, interdiscurso, intertexto, paráfrase e polissemia. Discute também como são construídos os efeitos de sentido nos referidos artigos, por meio de recursos como a adjetivação e a modalização. Os textos são considerados sob a perspectiva dos gêneros do discurso de Bakhtin, e de seus seguidores Bronckart e Marcuschi, situando-os dentro do gênero artigo de opinião. Enquanto um dos enunciadores fala do lugar de sociólogo crítico em relação aos caminhos tomados pela educação e sua relação com a mídia, o outro apresenta um discurso institucional, que pretende ser técnico, mas que defende os interesses dos empresários ligados ao negócio da educação.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fogaça, F. C. (2019). Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 395-413. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15663
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).