O Diálogo professor-pesquisador
mediador ideológico do processo reflexivo na sala de aula de LE
Palavras-chave:
Ideologia, Discurso persuasivo e autoritário, Diálogo, Reflexão
Resumo
Com base no conceito de pesquisa dialógica proposto por Coulter (1999), este artigo propõe-se a discutir o processo de construção do conhecimento e o processo reflexivo desencadeado pelo diálogo entre a pesquisadora e dois professores de inglês como língua estrangeira em um curso de línguas na cidade de Lorena, São Paulo. Os dados a serem analisados são decorrentes de sessões reflexivas realizadas com esses dois professores após a filmagem de suas aulas e integram o corpus da minha tese de doutorado. As concepções do círculo de Bakhtin de ideologias do cotidiano/ideologias historicamente cristalizadas e de discurso autoritário/discurso internamente persuasivo são usadas para compreender as ideologias reveladas e construídas no diálogo entre a pesquisadora e dois professores durante sessões reflexivas voltadas para discussão da prática pedagógica dos professoresparticipantes. A análise de dois recortes sugere que a intervenção da pesquisadora ocorre ora por meio do discurso autoritário, ora por meio do discurso internamente persuasivo, refletindo as ideologias historicamente cristalizadas do paradigma teórico por ela defendido. Além disso, a breve análise realizada também aponta para o fato de que as concepções postuladas pelo círculo de Bakhtin fornecem pressupostos teóricos relevantes para a compreensão do processo reflexivo desencadeado no diálogo entre professores e pesquisadores externos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tatiane Carréra Szundy, P. (2019). O Diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo na sala de aula de LE. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 435-450. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15664
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).