O Diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo na sala de aula de LE

  • Paula Tatiane Carréra Szundy Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: ideologia, discurso persuasivo e autoritário, diálogo, reflexão

Resumo

Com base no conceito de pesquisa dialógica proposto por Coulter (1999), este artigo propõe-se a discutir o processo de construção do conhecimento e o processo reflexivo desencadeado pelo diálogo entre a pesquisadora e dois professores de inglês como língua estrangeira em um curso de línguas na cidade de Lorena, São Paulo. Os dados a serem analisados são decorrentes de sessões reflexivas realizadas com esses dois professores após a filmagem de suas aulas e integram o corpus da minha tese de doutorado. As concepções do círculo de Bakhtin de ideologias do cotidiano/ideologias historicamente cristalizadas e de discurso autoritário/discurso internamente persuasivo são usadas para compreender as ideologias reveladas e construídas no diálogo entre a pesquisadora e dois professores durante sessões reflexivas voltadas para discussão da prática pedagógica dos professoresparticipantes. A análise de dois recortes sugere que a intervenção da pesquisadora ocorre ora por meio do discurso autoritário, ora por meio do discurso internamente persuasivo, refletindo as ideologias historicamente cristalizadas do paradigma teórico por ela defendido. Além disso, a breve análise realizada também aponta para o fato de que as concepções postuladas pelo círculo de Bakhtin fornecem pressupostos teóricos relevantes para a compreensão do processo reflexivo desencadeado no diálogo entre professores e pesquisadores externos.

Biografia do Autor

Paula Tatiane Carréra Szundy, Universidade Federal do Acre
É doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP. Trabalha na Universidade Federal do Acre com alunos da graduação e pós-graduação. Seus interesses de pesquisa centrais estão nas áreas de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores e estudos relacionados à concepção de gêneros discursivos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tatiane Carréra Szundy, P. (2019). O Diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo na sala de aula de LE. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 435-450. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15664