Vocabulário e leitura
procedimentos de ensino em cursos de inglês instrumental
Palavras-chave:
Vocabulário, Leitura, Procedimentos de ensino, Inglês instrumental
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação de causa recíproca entre vocabulário e leitura, como também os resultados e conclusões de uma pesquisa realizada com três professores objetivando investigar os procedimentos usados para ensino de vocabulário em cursos de Inglês Instrumental. O foco da investigação foi em três passos considerados essenciais para aprendizagem de vocabulário: seleção de textos, procedimentos para apresentação de vocabulário e para retenção do vocabulário. Os resultados mostraram que, no que concerne aos critérios para seleção dos textos, familiaridade com o tópico e autenticidade do texto foram considerados os mais importantes, tendo os professores posturas semelhantes em relação à familiaridade de tópico, mas diferentes em relação à autenticidade. Em termos de procedimentos para apresentação de vocabulário, várias atividades foram usadas, sendo que a maioria refletia a abordagem top-down de leitura. E em termos de procedimentos para memorização, poucas atividades foram feitas para auxiliar a memorização em comparação às possibilidades apresentadas em literatura especializada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tumolo, C. H. S. (2019). Vocabulário e leitura: procedimentos de ensino em cursos de inglês instrumental. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 477-502. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15666
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).