Argumentação e apropriação ortográfica em crianças com distúrbio de leitura-escrita
Palavras-chave:
Distúrbio de leitura-escrita, Ortografia, Argumentação
Resumo
Muitos estudos acerca da aquisição ortográfica têm percebido que os aprendizes passam por diversas dificuldades na apropriação das regras ortográficas. O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do discurso argumentativo na construção das regras ortográficas dos contextos do R e do RR. Participaram da presente investigação oito crianças de 7 a 11 anos, com distúrbio de leitura-escrita, em atendimento na clínica fonoaudiológica, sendo constituídos de dois grupos: Experimental e Controle. Os dois grupos foram solicitados a participar de ditados de palavras, em dois momentos distintos: no pré-teste e no pósteste. Somente o grupo experimental participou da intervenção, atividade alternativa, favorecida pela emergência da argumentatividade. Os resultados demonstraram que as crianças do grupo experimental avançaram na apropriação dos contextos do R e do RR após a realização da intervenção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cavalcante, T. C. F. (2019). Argumentação e apropriação ortográfica em crianças com distúrbio de leitura-escrita. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 503-525. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15667
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).