Identidade, diferença e pluralidade: um olhar para a sala de aula

  • Eliane Brenneisen Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Maria de Fátima Leme Tarini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: identidade, diferença, educação

Resumo

Este artigo propõe abordar o tratamento comumente dado às múltiplas identidades assumidas pelos alunos na sala de aula. Para tanto, busca-se discutir o conceito de identidade, diferença, e a necessidade de se construir a qualificação de professores baseada na pluralidade. A partir de dados coletados no “livro de ocorrências” de um colégio estadual, procura-se compreender as origens da indisciplina. Observa-se que há um apagamento das diferenças na sala de aula e que não se problematizam questões de identidade e diferença. Compreende-se que tal atitude é um dos possíveis fomentadores da chamada indisciplina na escola. Conclui-se que o papel do professor é fundamental tanto na escolha e utilização de textos sobre o tema, quanto na seleção do material didático, o qual traz implicações para o processo de construção de identidade e, principalmente, de auto-identificação do aluno.

Biografia do Autor

Eliane Brenneisen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do mestrado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, área de concentração Linguagem e Sociedade, autora dos livros Relações de poder, dominação e resistência, pela Editora da Unioeste, e Da luta pela terra à luta pela vida: dos fragmentos do presente às perspectivas do futuro pela Editora Annablume, e co-autora do livro Travessias: a vivencia da reforma agrária nos assentamentos, pela Editora da UFRGS.
Ana Maria de Fátima Leme Tarini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), especialização em Literatura Brasileira pela UNICENTRO, e é mestre em Letras, na área de concentração Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel). Sua dissertação foi defendida em 12 de dezembro de 2007.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Brenneisen, E., & Tarini, A. M. de F. L. (2019). Identidade, diferença e pluralidade: um olhar para a sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 81-99. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15674