Identidade, diferença e pluralidade
um olhar para a sala de aula
Palavras-chave:
Identidade, Diferença, Educação
Resumo
Este artigo propõe abordar o tratamento comumente dado às múltiplas identidades assumidas pelos alunos na sala de aula. Para tanto, busca-se discutir o conceito de identidade, diferença, e a necessidade de se construir a qualificação de professores baseada na pluralidade. A partir de dados coletados no “livro de ocorrências” de um colégio estadual, procura-se compreender as origens da indisciplina. Observa-se que há um apagamento das diferenças na sala de aula e que não se problematizam questões de identidade e diferença. Compreende-se que tal atitude é um dos possíveis fomentadores da chamada indisciplina na escola. Conclui-se que o papel do professor é fundamental tanto na escolha e utilização de textos sobre o tema, quanto na seleção do material didático, o qual traz implicações para o processo de construção de identidade e, principalmente, de auto-identificação do aluno.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Brenneisen, E., & Tarini, A. M. de F. L. (2019). Identidade, diferença e pluralidade: um olhar para a sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 81-99. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15674
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).