Identidade, diferença e pluralidade
um olhar para a sala de aula
Palavras-chave:
Identidade, Diferença, Educação
Resumo
Este artigo propõe abordar o tratamento comumente dado às múltiplas identidades assumidas pelos alunos na sala de aula. Para tanto, busca-se discutir o conceito de identidade, diferença, e a necessidade de se construir a qualificação de professores baseada na pluralidade. A partir de dados coletados no “livro de ocorrências” de um colégio estadual, procura-se compreender as origens da indisciplina. Observa-se que há um apagamento das diferenças na sala de aula e que não se problematizam questões de identidade e diferença. Compreende-se que tal atitude é um dos possíveis fomentadores da chamada indisciplina na escola. Conclui-se que o papel do professor é fundamental tanto na escolha e utilização de textos sobre o tema, quanto na seleção do material didático, o qual traz implicações para o processo de construção de identidade e, principalmente, de auto-identificação do aluno.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Brenneisen, E., & Tarini, A. M. de F. L. (2019). Identidade, diferença e pluralidade: um olhar para a sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 81-99. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15674
Seção
Artigos
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