Leitura compreensiva
o processo instrucional
Palavras-chave:
Leitura compreensiva, Estrutura textual, Metacognição, Psicologia instrucional
Resumo
Nos últimos anos, avaliações nacionais e internacionais sobre a educação formal indicaram baixo desempenho em compreensão de leitura por parte de alunos brasileiros, tornando esse aspecto um desafio para o sistema educacional. Este estudo investiga a dinâmica da interação professora-alunos na tarefa de leitura de textos. São analisadas as verbalizações da professora, executora do programa de instrução de leitura compreensiva, e as verbalizações dos alunos, engajados no processo de reflexão acerca dos aspectos envolvidos na leitura. Os resultados mostram que é possível desenvolver as habilidades cognitivas necessárias para uma leitura mais eficiente, no contexto tradicional de sala de aula. Isso requer, contudo, o conhecimento, por parte dos professores, de variáveis que influem na leitura compreensiva, como as trabalhadas nesta investigação: estruturas textuais e características cognitivas dos leitores.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Jou, G. I. de, & Sperb, T. M. (2019). Leitura compreensiva: o processo instrucional. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 145-177. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15677
Seção
Artigos
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