Leitura compreensiva: o processo instrucional

  • Graciela Inchausti de Jou Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: leitura compreensiva, estrutura textual, metacognição, psicologia instrucional

Resumo

Nos últimos anos, avaliações nacionais e internacionais sobre a educação formal indicaram baixo desempenho em compreensão de leitura por parte de alunos brasileiros, tornando esse aspecto um desafio para o sistema educacional. Este estudo investiga a dinâmica da interação professora-alunos na tarefa de leitura de textos. São analisadas as verbalizações da professora, executora do programa de instrução de leitura compreensiva, e as verbalizações dos alunos, engajados no processo de reflexão acerca dos aspectos envolvidos na leitura. Os resultados mostram que é possível desenvolver as habilidades cognitivas necessárias para uma leitura mais eficiente, no contexto tradicional de sala de aula. Isso requer, contudo, o conhecimento, por parte dos professores, de variáveis que influem na leitura compreensiva, como as trabalhadas nesta investigação: estruturas textuais e características cognitivas dos leitores.

Biografia do Autor

Graciela Inchausti de Jou, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Estudos Psicológicos, mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora visitante vinculada ao GIDEP do PPG em Psicologia da UFRGS. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente em: desenvolvimento cognitivo, aprendizagem, processos cognitivos e metacognição.
Tania Mara Sperb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of London. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, desenvolvimento da cognição social e interação social.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Jou, G. I. de, & Sperb, T. M. (2019). Leitura compreensiva: o processo instrucional. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 145-177. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15677