Aquisição do léxico em língua estrangeira
da aplicação de práticas cooperativas e seus resultados
Palavras-chave:
Interação, Cooperação, Vocabulário
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com falantes de português no aprendizado do léxico de língua inglesa como língua estrangeira. A pesquisa objetiva avaliar se práticas cooperativas facilitam a aquisição do vocabulário. Em função de sua dinâmica peculiar, tais práticas promovem a cooperação e a interação, favorecendo e estimulando a negociação do significado em ambiente emocionalmente distenso. Para o estudo, foram elaboradas cinco atividades segundo o molde cooperativo, aplicadas em uma turma de nível pós-iniciante. Os resultados foram avaliados através de pós-testes, comparados àqueles obtidos em uma turma de controle. Nesta, os alunos estudaram o mesmo conteúdo por meio de atividades que não exigiam padrões de interação ou cooperação, mas responderam aos mesmos testes para efeito comparativo. Os resultados finais mostram-se claramente favoráveis ao grupo que realizou as atividades cooperativas, sugerindo haverem exercido efeito positivo sobre a aquisição.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Monteiro, L. M. T. (2019). Aquisição do léxico em língua estrangeira: da aplicação de práticas cooperativas e seus resultados. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 179-199. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15678
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).