Resenhas

  • Christiane Heemann Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Ana Claudia Pereira de Almeida Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alícia Endres Soares Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Valesca Brasil Irala Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Guilherme Pereira Bittencourt Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Linguagem, avaliação, ensino, formação de professores

Resumo

Esta seção contém resenhas de cinco livros.

Biografia do Autor

Christiane Heemann, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É professora nos cursos de Graduação de Letras, Tecnologia em Gestão de Turismo e Inglês Instrumental no Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas. É mestre em Lingüística Aplicada (com a sua dissertação versando sobre a leitura em um curso de inglês online para informática) e doutoranda pela UCPEL. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao ensino a distância, aprendizagem online e a formação de comunidades virtuais. Há quatro anos vem desenvolvendo pesquisas com a teoria da atividade e a sua relação com a aprendizagem online.
Ana Claudia Pereira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Ingressou no Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Federal de Pelotas em março de 2007, após ter atuado por dois anos (2005-2006) como professora substituta do Departamento de Letras e Artes da FURG. Nesta, concluiu graduação em Letras em 2002 e, após, especializou-se na área de educação pela Universidade da Região da Campanha (2004). Sua experiência profissional concentra-se nas áreas de Língua Portuguesa e de Produção Textual.
Alícia Endres Soares, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde atuou como bolsista de iniciação científica em projetos de pesquisa, vinculados tanto à linha Aquisição, Variação e Ensino como à linha Texto, Discurso e Relações sociais do Programa de Pós-Graduação em Letras desta universidade. Foi aluna da primeira turma do Curso de Especialização Lato Sensu em “Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola” da FURG, Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente, é aluna do curso de Mestrado em Letras, Lingüística Aplicada, da UCPel, com bolsa fornecida pela CAPES.
Valesca Brasil Irala, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É doutoranda em Letras na Universidade Católica de Pelotas e Professora Assistente de Língua Espanhola e Lingüística Aplicada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé. Seus interesses de pesquisa atuais são: questões lingüísticas-identitárias na fronteira, os diferentes contextos de estrangeiridade e o uso de tecnologias educacionais na educação básica.
Guilherme Pereira Bittencourt, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Graduou-se em LETRAS PORTUGUÊS pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005), cursou, como aluno especial, a cadeira de Texto e Discurso do Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas (2006). Cursou, também como aluno especial, a cadeira de Escrita Feminina no Mestrado de História da Literatura da FURG (2007). Entrou como bolsista CAPES-PROSUP no curso de Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas (2008). Em 31/03/2010, defendeu a dissertação "Palavra, Memória e Imaginário: a constituição da subjetividade na canção nativista sul-rio-grandense", pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, obtendo conceito A, tanto na apresentação quanto no texto, conseguindo o título de Mestre em Linguística Aplicada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Heemann, C., Claudia Pereira de Almeida, A., Endres Soares, A., Brasil Irala, V., & Pereira Bittencourt, G. (2019). Resenhas. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 505-528. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15683