Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos
uma ilustração por meio de textos de humor
Palavras-chave:
Teoria da relevância, Implicatura, Inferência, Interpretação textual, Ensino
Resumo
A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Goldnadel, M., & Oliveira, R. de C. (2019). Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos: uma ilustração por meio de textos de humor. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 33-48. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15697
Seção
Artigos
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