Pesquisa no contexto pedagógico de Inglês – LE: reflexões a partir de uma atividade interativa

  • Adriana Mesquita Rigueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: prática exploratória, interação, processo de aprendizado

Resumo

Esta pesquisa, em cuja base encontram-se os princípios da Prática Exploratória, objetivou investigar como a interação em sala de aula possibilita a realização bem-sucedida de uma tarefa, podendo assim levar ao aprendizado da língua. A partir de uma questão lingüística específica, a saber, a formulação de perguntas em inglês, foi possível observar como se dá a co-construção de conhecimento por um grupo de alunos de nível préintermediário. A análise dos dados levou-nos a concluir que uma atividade interativa é capaz de despertar elementos de ordem afetivo-emocional que existem independentemente da língua-alvo e que a compreensão de tais elementos pode ser fundamental para se entender de forma mais ampla o processo de aprendizado.

Biografia do Autor

Adriana Mesquita Rigueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
É mestra em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense e cursa, atualmente, o último ano de doutorado no programa de Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Em sua pesquisa, descreve e analisa a organização textual e a questão da avaliação (appraisal) no gênero resenha de filme – também chamado crítica de cinema. Interessase, ainda, por estudos centrados no ensino e aprendizado de vocabulário, com especial ênfase nas construções idiomáticas do tipo phrasal verbs. Possui experiência diversa nas áreas de ensino e tradução e leciona há oito anos no PROLEM – Programa de Línguas Estrangeiras e Modernas, um projeto da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rigueira, A. M. (2019). Pesquisa no contexto pedagógico de Inglês – LE: reflexões a partir de uma atividade interativa. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 109-134. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15701