Pesquisa no contexto pedagógico de Inglês – LE
reflexões a partir de uma atividade interativa
Palavras-chave:
Prática exploratória, Interação, Processo de aprendizado
Resumo
Esta pesquisa, em cuja base encontram-se os princípios da Prática Exploratória, objetivou investigar como a interação em sala de aula possibilita a realização bem-sucedida de uma tarefa, podendo assim levar ao aprendizado da língua. A partir de uma questão lingüística específica, a saber, a formulação de perguntas em inglês, foi possível observar como se dá a co-construção de conhecimento por um grupo de alunos de nível préintermediário. A análise dos dados levou-nos a concluir que uma atividade interativa é capaz de despertar elementos de ordem afetivo-emocional que existem independentemente da língua-alvo e que a compreensão de tais elementos pode ser fundamental para se entender de forma mais ampla o processo de aprendizado.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rigueira, A. M. (2019). Pesquisa no contexto pedagógico de Inglês – LE: reflexões a partir de uma atividade interativa. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 109-134. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15701
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).