A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto
Palavras-chave:
Memória de trabalho, Planejamento, Desempenho oral
Resumo
O presente estudo piloto teve como objetivo investigar a relação entre planejamento pré-tarefa (Skehan, 1996, 1998), memória de trabalho e desempenho oral em L2. Os participantes foram 25 aprendizes de inglês como L2 os quais desempenharam duas tarefas orais. Os resultados indicam que (1) o planejamento leva a ganhos em fluência e acurácia da produção oral, mas não leva a ganhos em complexidade, (2) não há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na primeira tarefa dos grupos controle e experimental (sem planejamento), (3) há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na segunda tarefa dos grupos controle (sem planejamento) e experimental (com planejamento). Portanto, os resultados não são conclusivos e apontam para uma complexa relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral. Os resultados são discutidos com base na proposta de Fortkamp (2000), segundo a qual a produção oral em L2 é uma tarefa que demanda controle da atenção por parte dos aprendizes (Engle; Kane; Tuholsky, 1999).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tavares, M. da G. G. (2019). A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 165-194. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15704
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).