A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto

  • Maria da Glória Guará Tavares Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Memória de trabalho, Planejamento, Desempenho oral

Resumo

O presente estudo piloto teve como objetivo investigar a relação entre planejamento pré-tarefa (Skehan, 1996, 1998), memória de trabalho e desempenho oral em L2. Os participantes foram 25 aprendizes de inglês como L2 os quais desempenharam duas tarefas orais. Os resultados indicam que (1) o planejamento leva a ganhos em fluência e acurácia da produção oral, mas não leva a ganhos em complexidade, (2) não há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na primeira tarefa dos grupos controle e experimental (sem planejamento), (3) há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na segunda tarefa dos grupos controle (sem planejamento) e experimental (com planejamento). Portanto, os resultados não são conclusivos e apontam para uma complexa relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral. Os resultados são discutidos com base na proposta de Fortkamp (2000), segundo a qual a produção oral em L2 é uma tarefa que demanda controle da atenção por parte dos aprendizes (Engle; Kane; Tuholsky, 1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Guará Tavares, Universidade Federal do Ceará
Possui especialização em metodologia do ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente – pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Durante o doutorado, foi bolsista do CNPq e realizou estágio de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade de Auckland – NZ, sob a supervisão de Rod Ellis. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: produção oral em L2, memória de trabalho, estilos de aprendizagem e de ensino. Tem artigos publicados e aceitos para publicação nas Revistas Linguagem e Ensino, New Zealand Studies in Applied Linguistics e The ESPecialist.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tavares, M. da G. G. (2019). A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 165-194. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15704