A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto

  • Maria da Glória Guará Tavares Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: memória de trabalho, planejamento, desempenho oral

Resumo

O presente estudo piloto teve como objetivo investigar a relação entre planejamento pré-tarefa (Skehan, 1996, 1998), memória de trabalho e desempenho oral em L2. Os participantes foram 25 aprendizes de inglês como L2 os quais desempenharam duas tarefas orais. Os resultados indicam que (1) o planejamento leva a ganhos em fluência e acurácia da produção oral, mas não leva a ganhos em complexidade, (2) não há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na primeira tarefa dos grupos controle e experimental (sem planejamento), (3) há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na segunda tarefa dos grupos controle (sem planejamento) e experimental (com planejamento). Portanto, os resultados não são conclusivos e apontam para uma complexa relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral. Os resultados são discutidos com base na proposta de Fortkamp (2000), segundo a qual a produção oral em L2 é uma tarefa que demanda controle da atenção por parte dos aprendizes (Engle; Kane; Tuholsky, 1999).

Biografia do Autor

Maria da Glória Guará Tavares, Universidade Federal do Ceará
Possui especialização em metodologia do ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente – pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Durante o doutorado, foi bolsista do CNPq e realizou estágio de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade de Auckland – NZ, sob a supervisão de Rod Ellis. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: produção oral em L2, memória de trabalho, estilos de aprendizagem e de ensino. Tem artigos publicados e aceitos para publicação nas Revistas Linguagem e Ensino, New Zealand Studies in Applied Linguistics e The ESPecialist.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tavares, M. da G. G. (2019). A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 165-194. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15704