Pluralidade cultural nos parâmetros curriculares nacionais
uma diversidade de vozes
Palavras-chave:
Pluralidade cultural, Parâmetros curriculares nacionais, Heterogeneidade enunciativa, Modalização autonímica
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os sentidos atribuídos à “pluralidade cultural” no volume dedicado a esse tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL/SEF,1998a).Como marco teórico, lançamos mão da concepção dialógica da linguagem (Bakhtin, 2003; 2004) e de perspectivas enunciativas (Authier- Revuz, 1982; 1998; Maingueneau, 1997; 2002). Para analisar os discursos e os sentidos que constroem o tema da pluralidade cultural nos PCNs, utilizaremos o conceito de heterogeneidade discursiva operacionalizado por Authier-Revuz (1982; 1998; 2004). Dentre os diferentes tipos de manifestações da heterogeneidade mostrada, voltamo-nos para o uso da modalização autonímica, mais especificamente o uso das aspas, marca que reflete a diversidade de vozes que constituem os enunciados e se mostra como importante categoria de análise para os estudos enunciativos. O estudo levou à conclusão de que no documento analisado não há qualquer tipo de menção à ambigüidade cultural e às relações historicamente construídas entre grupos e indivíduos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Vargens, D. P. de M., & Freitas, L. M. A. de. (2019). Pluralidade cultural nos parâmetros curriculares nacionais: uma diversidade de vozes. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 373-391. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15715
Seção
Artigos
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