As expressões idiomáticas no ensino de espanhol como língua estrangeira
Palavras-chave:
Competência, Expressão idiomática, Fraseologia
Resumo
Neste trabalho consideramos alguns aspectos da teoria fraseológica e da Lingüística Aplicada para observar como as expressões idiomáticas são apresentadas no ensino de espanhol como língua estrangeira. Retomamos as competências propostas por Almeida Filho (1998) e Navarro (2005) e propomos ainda a competência idiomática, que seria o conhecimento das conotações lexicalizadas de uma língua estrangeira. Concluímos que, apesar dos avanços inquestionáveis das duas áreas e de suas contribuições para a integração dos idiomatismos e de outros tipos de unidades fraseológicas nos materiais didáticos e nas aulas de línguas estrangeiras, os estudos sobre esse tema ainda podem avançar e a questão tende a ser tratada de forma cada vez mais adequada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rios, T. H. C. (2019). As expressões idiomáticas no ensino de espanhol como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 393-418. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15716
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).