O papel da instrução na aquisição do espanhol como L2
um estudo sobre o se – operador aspectual como delimitador
Palavras-chave:
Instrução, Aspecto, Pronome SE
Resumo
Este artigo visa a analisar o papel da instrução formal na aquisição do conhecimento implícito sobre o pronome SE, como operador aspectual em espanhol, por aprendizes brasileiros. O estudo foi desenvolvido com aprendizes, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, que participaram das etapas de pré e póstestagem. As tarefas envolviam atividades de compreensão, que exigiam justificativa para as respostas, e de produção de frases. O grupo experimental foi também exposto à instrução formal sobre o uso do pronome SE em espanhol durante duas semanas de aulas. A análise dos dados revelou que a intervenção pedagógica realizada aumentou o grau de acurácia em ambas as tarefas, confirmando assim as predições da Hipótese da Interface Fraca com relação à interação entre conhecimento implícito e explícito na aprendizagem de L2.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Preuss, E. O., & Finger, I. (2019). O papel da instrução na aquisição do espanhol como L2: um estudo sobre o se – operador aspectual como delimitador. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 435-462. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15718
Seção
Artigos
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