O papel do auto-conceito na motivação de alunos brasileiros no contexto do inglês como língua estrangeira

  • Fernanda Costa Ribas Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Auto-conceito, Motivação do aluno, Ensino e aprendizagem de inglês

Resumo

Este estudo qualitativo, conduzido em uma escola pública no Brasil, trata da influência dos fatores pessoais – crenças, expectativas e auto-conceitos na motivação de alunos para aprender inglês como língua estrangeira, à luz das teorias do “eu”. Essas teorias enfatizam a força das percepções que os indivíduos têm de si mesmos, das aulas de inglês e do processo de aprendizagem enquanto reguladoras do comportamento, as quais podem influenciar o grau de engajamento dos alunos no aprendizado da L2. Os resultados apresentados neste artigo mostram como os fatores pessoais podem desencadear ou impedir a motivação e como eles são sensíveis às condições do contexto de aprendizagem, como por exemplo, os recursos oferecidos pela escola. Apresentamos também estratégias para lidar com a motivação dos aprendizes, apesar das restrições contextuais comumente observadas nas escolas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, Universidade Federal de Uberlândia
Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Lingüísticos, área de Lingüística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Professora adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha na área de língua inglesa e prática de ensino. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, auto-crenças, ensino de cultura, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Ribas, F. C. (2019). O papel do auto-conceito na motivação de alunos brasileiros no contexto do inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 463-486. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15719