Reler Benveniste, ensinar a língua
o que pode a Enunciação oferecer ao professor?
Palavras-chave:
Singularidade, Intersubjetividade, Erro de português, Ensino
Resumo
Neste trabalho, repensamos a prática de ensino de Português, especialmente o estatuto comumente dado ao chamado “erro de Português”. Nessa direção, a teoria de Émile Benveniste serve de base para abordar a relação entre, de um lado, saber língua e, de outro, saber sobre língua. Após ler um texto escrito por L.F.Verissimo e repensar a prática docente a fim de nela inserir uma reflexão acerca da singularidade do homem na língua, indicamos algumas contribuições que um ponto de vista teórico enunciativo pode oferecer a essa atividade de ensino. Em linhas muito gerais, demonstramos o fato de que o ensino de língua não pode apagar a (inter)subjetividade inerente ao ato de colocar em funcionamento a língua.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Silva, A. P. de L. V. e. (2019). Reler Benveniste, ensinar a língua: o que pode a Enunciação oferecer ao professor?. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 487-503. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15720
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).