La oralidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: algunas reflexiones

  • Gretel Eres Fernández Universidade de São Paulo
  • Alexandra Sin Maciel Instituto de Ensino Ebenézer
Palavras-chave: Oralidade em espanhol, Oralidade em língua estrangeira, Dificuldades em espanhol, Ensino e aprendizagem de espanhol

Resumo

Neste estudo nos centraremos em alguns fatores que favorecem ou interferem no desenvolvimento da expressão oral espontânea dos estudantes brasileiros de espanhol. Para isto, partimos de um breve panorama histórico sobre alguns dos métodos mais consagrados para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com o propósito de revisar o papel da língua oral em cada um deles. Com esse mesmo objetivo, na seqüência delineamos algumas considerações sobre a Competência Comunicativa e sobre o Enfoque Comunicativo de forma a poder sintetizar a importância dos estudos relacionados a Análise de Erros e Interlíngua no que se refere à expressão oral.

Biografia do Autor

Gretel Eres Fernández, Universidade de São Paulo
Nascida na Espanha, reside desde criança em São Paulo, onde realizou todos os seus estudos. Cursou Letras - Espanhol e Português na USP. O Mestrado e o Doutorado foram desenvolvidos na Faculdade de Educação da USP e as pesquisas realizadas vincularam-se a dificuldades no ensino e aprendizagem de espanhol a/por estudantes brasileiros. Desde 1988 é docente na Faculdade de Educação da USP, onde se dedica à formação de professores de espanhol, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. É co-autora de diversos materiais didáticos e paradidáticos, de artigos científicos e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Espanhol. Lidera o Grupo de Pesquisa Ensino-Aprendizagem de Espanhol (cadastrado no CNPq) também voltado para a pesquisa de temas de especial relevância para a área.
Alexandra Sin Maciel, Instituto de Ensino Ebenézer
É bacharel e licenciada em espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pela Faculdade de Educação da USP, respectivamente. Desde 1994 atua no ensino de espanhol para brasileiros em cursos livres e no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente leciona em um instituto de idiomas e em um colégio particular. Realiza estudos sobre as destrezas lingüísticas, a interação e o ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, especialmente sobre a oralidade e a análise e preparação de material didático para brasileiros aprendizes de espanhol. Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol – CNPQ, desde 2006.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fernández, G. E., & Maciel, A. S. (2019). La oralidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: algunas reflexiones. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 415-433. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15726