Painel para uma compreensão de história da literatura, ciência da literatura
Resumo
Procurando se nortear por duas categorias indicadoras: a contemporaneidade investigativa e a extensão do objeto, este artigo, ramo do estudo das resenhas e críticas literárias de Walter Benjamin, se reporta ao artigo Literaturgeschichte und Literaturwissenschaft, publicado em 1931 no jornal Die Literarische Welt, traduzido ao português e editado pela Editora 7Letras em 2016 como História da Literatura e Ciência da Literatura, bem como à resenha escrita em 1931 creditada ao pseudônimo Detlev Holz em 1933 no Literaturblatt do Frankfurter Zeitung sobre o volume 1 da Kunstwissenschaftlichen Forschungen. Desde 2014 o projeto de edição da Nkf - Neue kunstwissenschaftliche Forschungen, empreendida por egressos da Universidade de Viena para o fórum entre pesquisadores estabelecidos e early stage researchers, está se constituindo através da recuperação ou da desconstrução crítica de princípios da revista Kunstwissenschaftlichen Forschungen dos anos 1930, que foi fundada no contexto da "New Viennese School" de História da Arte. Disponível online nas páginas da Universidade de Viena e da Universidade de Heidelberg, essa nova revista publicou os números temáticos Utopien der Moderne, Wiener Schule e Digitalisierung. Com o acréscimo do adjetivo neue (novas), o fórum se filia explicitamente a um debate da metodologia no âmbito da arquitetura, das artes plásticas e de disciplinas afins. Em virtude que se estabelece entre Benjamin e a publicação de Viena, este artigo considera as imbricações metodológicas e, embora parta da teoria e da crítica literária, está aberto às contaminações transdisciplinares e tem da mesma maneira o objetivo de reavaliar metodologias de operar com os textos.Referências
BENJAMIN, Walter. História da Literatura e Ciência da Literatura. Tradução Helano Ribeiro. Rio de Janeiro: 7LETRAS, 2016.
BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Trágico Alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin. Gesammelte Schriften [ed. Rolf Tiedemann e Hermann Schweppenhäuser]. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1991, volumes II e III.
COUTINHO, Sylvia de Souza e Silva Ribeiro. O conceito de formalismo e arquitetura moderna: contribuição para uma revisão crítica da obra de Oscar Niemeyer. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2012.
DVOŘÁK, Max. "Alois Riegl". In: Mitteilungen der k. k. Zentral-Kommission für Erforschung und Erhaltung der Kunst- und historischen Denkmale, Volume. 4, 1905, p. 255. Disponível em: http://www.archive.org/stream/mitteilungenser3vol4kkze#page/n179/mode/2up. Acesso em: 04 abr. 2019.
FIEDLER, Konrad. Schriften über Kunst. Köln: DuMont, 1977.
MÄNNIG, Maria. PFEFFER, Alexandra. (eds.) Nkf - Neue Kunstwissenschaftliche Forschungen
SCHAPIRO, Meyer. Kunstwissenschaftliche Forschungen II. Editada por Otto Pächt. Berlin, Frankfurt, 1933. Disponível em: https://www.collegeart.org/pdf/artbulletin/Art%20Bulletin%20Vol%2018%20No%202%20Schapiro.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.