Desenvolvimento de jogo digital educacional no RPG Maker MV para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa

  • Fabio Nunes Assunção Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Nukácia Meyre Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Jogo digital, Ensino-aprendizagem, Ortografia

Resumo

Relato do desenvolvimento de um jogo digital, a ser utilizado como recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia. A fundamentação teórica baseia-se nos estágios de aquisição da escrita (MOREIRA, 2009) e na relação entre letras e sons (MORAIS, 2008). O conteúdo didático do jogo foi elaborado em conjunto com uma professora de Língua Portuguesa e o jogo digital foi desenvolvido através do software RPG Maker MV. Os dados foram coletados através de sessões de jogos e de entrevistas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza/CE. A análise dos dados preliminares mostrou que o jogo digital foi bem aceito pelos alunos. Os dados mostram também uma série de aspectos que precisam ser aprimorados para a próxima versão do jogo digital educacional, como a dificuldade e a diversidade dos conteúdos e a interação entre o jogador e os elementos do próprio jogo.

Biografia do Autor

Fabio Nunes Assunção, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Fabio Nunes Assunção é Bacharel em Letras-Inglês, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutorando em Linguística Aplicada (PosLA/UECE). Atua como professor de inglês desde 2008, com experiência em cursos como o Núcleo de Línguas da UECE, Poliglota e Hilpro. Atualmente é professor no ensino superior, com disciplinas no curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu – UniAteneu e no curso de Letras-Inglês da UECE, este último como Professor Substituto.
Nukácia Meyre Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Nukácia Meyre Silva Araújo é professora da Universidade Estadual do Ceará e possui mestrado em Linguística e doutorado  em Educação, ambos  pela Universidade Federal do Ceará. Leciona, na Graduação em Letras da Universidade Estadual do Ceará, disciplinas relacionadas à Revisão Textual e aos Gêneros do Discurso. No Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, desenvolve pesquisas ligadas a tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa. Na coordenação do grupo de estudos e pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (LENT), produz e pesquisa sobre objetos de aprendizagem (OAs) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). É coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

GROS, B. The impact of digital games in education. First Monday. v. 8, n. 7, jul. 2003. Disponível em: <https://www.mackenty.org/images/uploads/impact_of_games_in_ education.pdf>. Acesso em jun. 2019.

KIRRIEMUIR, J.; MCFARLANE, A. Literature Review in Games and Learning. Bristol: Futurelab, 2004. Disponível em: <https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00190453/document >. Acesso em jun. 2019.

MCFARLANE, A.; SPARROWHAWK, A.; HEALD Y. Report on the educational use of games: An exploration by TEEM of the contribution which games can make to the education process. 2002. Disponível em: <http://questgarden.com/84/74/3/091102061307/files/teem_gamesined_full.pdf>. Acesso em jun. 2019.

MITCHELL, A.; SAVILL-SMITH, C. The use of computer and video games for learning: A review of the literature. Londres: Learning and Skills Development Agency (LSDA), 2004. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.183.4251&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em jun. 2019.

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática, 2008.

MOREIRA, C. M. O estatuto da sílaba na aprendizagem da leitura: comparando o percurso de crianças e adultos. 2009. 292f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2009.

PRENSKY, M. Digital game-based learning. New York: McGraw-Hill, 2001.

PRIETO, L. M.; TREVISAN, M. C. B.; DANESI, M. I.; FALKEMBACH, G. A. M. Uso das Tecnologias Digitais em Atividades Didáticas nas Séries Iniciais. Renote: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p.1-11, mai. 2005. Disponível em:<http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13934/7837>. Acesso em jun. 2019.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. v. 6 n. 2, dez. 2008.

Publicado
2019-12-23
Como Citar
Nunes Assunção, F., & Meyre Araújo, N. (2019). Desenvolvimento de jogo digital educacional no RPG Maker MV para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1155-1173. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16464
Seção
Artigos