Escrita acadêmica na universidade: um estudo de cursos de programas de pós-graduação de uma universidade pública brasileira

  • Carlla Dall’Igna
  • Maria Ester Wollstein Moritz
Palavras-chave: Letramento acadêmico, Programa de pós-graduação, Escrita acadêmica, Planos de curso

Resumo

Nos últimos 20 anos, pesquisadores têm se preocupado com o desenvolvimento do letramento acadêmico nas universidades (CRISTOVÃO; VIEIRA, 2016; BAZERMAN; MORITZ, 2016). As abordagens baseadas nos estudos dos novos letramentos (LEA; STREET, 1998; STREET, 2004) apontam para a necessidade de conhecer o processo de apropriação da escrita e leitura no contexto acadêmico de modo a facultar aos estudantes engajamento nas práticas desse contexto. Considerando a importância da escrita acadêmica na universidade, esta pesquisa objetiva investigar como o letramento da escrita acadêmica é abordado em dezesseis programas de pós-graduação de uma universidade pública brasileira. Um quarto dos programas foi investigado de modo a mapear as disciplinas que abordam escrita acadêmica e a investigar os seus conteúdos programáticos. Os resultados demonstram que apenas cinquenta por cento dos programas oferecem disciplinas que incluem escrita acadêmica e cada disciplina aborda o letramento diferentemente. Parece-nos que o desenvolvimento do letramento da escrita acadêmica ainda não é considerado importante nessa esfera acadêmica.

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Publicado
2019-10-03
Como Citar
Dall’Igna, C., & Ester Wollstein Moritz, M. (2019). Escrita acadêmica na universidade: um estudo de cursos de programas de pós-graduação de uma universidade pública brasileira . Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 577-594. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16670