A Produção escrita de artigo no contexto acadêmico: as contribuições da abordagem Sistêmico-Funcional

  • Záira Bomfante dos Santos
  • Flaviane Faria Carvalho
Palavras-chave: Abordagem Sistêmico-Funcional, Sociorretórica, Gênero Acadêmico Artigo.

Resumo

Este artigo investiga em que medida a abordagem linguística sistêmico-funcional, em interface com a sociorretórica, se aplica em textos produzidos pelas áreas de Humanidades e Ciências da Natureza e Matemática.  O corpus de análise é composto por artigos acadêmicos produzidos por alunos afiliados a diferentes áreas do conhecimento matriculados em uma disciplina de pós-graduação com foco em letramento acadêmico. Os principais resultados obtidos demonstram que: a) a estratégia retórica mais expressiva nos artigos analisados é a citação de pesquisas prévias, buscando o respaldo de outros estudos relacionados com o tema investigado para desenvolverem suas próprias pesquisas; b) enquanto a área de Ciências Humanas parece valorizar a explicação dos objetivos, justificativa, relevância e escopo geral do trabalho, apontando para generalizações acerca dos resultados encontrados, as Ciências da Natureza e Matemática priorizam a avaliação das contribuições e implicações teóricas dos resultados encontrados na pesquisa para a área, bem como os impactos do estudo e aplicação dos seus resultados na realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Bomfante dos Santos, Z., & Faria Carvalho, F. (2019). A Produção escrita de artigo no contexto acadêmico: as contribuições da abordagem Sistêmico-Funcional. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 835-859. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16675