Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica
Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos, Resenha, Capacidades de linguagem, Abordagem Didática.
Resumo
O objetivo deste trabalho é socializar uma experiência didática de produção do gênero resenha acadêmica com alunos de graduação em Letras, destacando as capacidades e operações de linguagem postas em funcionamento pelos alunos durante atividades de escrita e reescrita. Os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo associados à abordagem dos Letramentos Acadêmicos conduzem nossas reflexões sobre aspectos sociocomunicativos e textuais-discursivos da resenha e do processo de didatização empreendido. Os dados foram gerados em pesquisa-ação de caráter qualitativo-interpretativista, mediante a condução de atividades com o gênero que culminaram na produção de resenhas pelos alunos. Na avaliação dos textos, observamos que as mudanças frente à apropriação do gênero ocorreram com mais intensidade no nível das capacidades discursivas e linguístico-discursivas, que, na materialidade do texto, revelam questões relacionadas a papéis sociais e identidades que se constroem na vivência com a escrita acadêmica e os conhecimentos de determinado campo disciplinar.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Celi Mendes Pereira, R., & Gonçalves Leite, E. (2019). Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 860-880. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17140
Seção
Artigos
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