A interlocução com os pares na formação profissional e a construção da identidade do professor-autor-formador

  • Everton Vargas da Costa
  • Margarete Schlatter
Palavras-chave: Formação de professores, Autoria, Identidade profissional

Resumo

O presente trabalho analisa a construção da identidade do professor-autor-formador em um contexto acadêmico de indução à prática docente, à reflexão continuada sobre as práticas e ao registro escrito de atividades pedagógicas visando a promover o diálogo e a troca de conhecimentos com os pares e a comunidade profissional mais ampla. Desde uma perspectiva de formação de professores como uma prática social emergente das interações entre professores (NÓVOA, 1995; PÉREZ-GÓMEZ, 1995; GARCEZ; SCHLATTER, 2017; COSTA, 2018), são descritos eventos de formação em que duas professoras negociam a criação de uma unidade didática e a apresentação dos materiais em um evento acadêmico. Ao construir a identidade de professoras-autoras-formadoras, as participantes constituíram um repertório de trajetórias paradigmáticas (WENGER, 1998) a partir da investigação de suas práticas pedagógicas e do estabelecimento de parcerias em coautoria, atividades que constituem letramentos acadêmico-profissionais valorizados nas comunidades de prática em que participam.

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Publicado
2019-10-03
Como Citar
Vargas da Costa, E., & Schlatter, M. (2019). A interlocução com os pares na formação profissional e a construção da identidade do professor-autor-formador. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 554-576. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17143