O professor universitário como agente letrador: interfaces com o desenvolvimento do letramento acadêmico
Palavras-chave:
Agente Letrador, Letramento Acadêmico, Universidade.
Resumo
O objetivo central deste estudo, inserido na área da Linguística Aplicada, é investigar a atuação do professor enquanto agente de letramento (KLEIMAN, 2006) na universidade, com a finalidade de compreender de que forma este agente faz a mediação e o gerenciamento das diferentes vozes numa atividade dialógica de construção de sentidos. Para tanto, esta pesquisa tem orientação interpretativista e utilizou-se da metodologia do Pensar Alto em Grupo–PAG (Cf. ZANOTTO, 1995). A fundamentação teórica relaciona-se aos pressupostos dialógicos do Círculo de Bakhtin e às pesquisas desenvolvidas segundo os pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento. Os dados revelaram que: a) nas ações (refutando, acatando, ampliando ideias) das participantes, o desenvolvimento do letramento acadêmico foi se constituindo à medida que faziam as leituras críticas, por meio de seus posicionamentos no processo de construção de sentidos; b) a professora foi se constituindo agente letradora, à medida que gerenciava e mediava as vozes das participantes.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Oliveira Batista-Santos, D. (2019). O professor universitário como agente letrador: interfaces com o desenvolvimento do letramento acadêmico. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 710-732. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17144
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).