O Performativo em Benveniste e Dufour

Palavras-chave: Enunciado, Performativo-constativo, Ato.

Resumo

A partir de um olhar sobre os efeitos da teoria da linguagem de Benveniste na composição da reflexão em um dos campos conexos, o da filosofia, este artigo visa compreender a singularidade da reflexão sobre o enunciado performativo no construto teórico de dois autores: Emile Benveniste e D-R, Dufour. Assim, a partir da (re)leitura de dois textos que tocam na distinção do par constativo-performativo, busca investigar que reflexões os unem ou distanciam. O estudo aponta para certo distanciamento da definição tradicional de performativo da escola de Oxford e para a convergência de ambos os autores para a definição de performativo como ato, acontecimento, único e irrepetível.

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Biografia do Autor

Patrícia da Silva Valério, Universidade de Passo Fundo
Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Unisinos/RS (2015), mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2005), graduação em Letras (LP) pela Universidade de Passo Fundo (1994). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, onde atua na linha de pesquisa "Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso". Seus estudos atuais concentram-se no campo das teorias da enunciação, especialmente aspectos relacionados à língua, linguagem, tempo, sociedade.

Referências

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Publicado
2020-08-19
Como Citar
da Silva Valério, P. (2020). O Performativo em Benveniste e Dufour. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 690-701. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17602