A Tradução do ritmo em Henri Meschonnic a partit da teoria de Émile Benveriste
Palavras-chave:
ritmo, tradução, Henri Meschonnic, Émile Benveniste.
Resumo
Este trabalho apresenta o conceito de ritmo que embasa a teoria da tradução de Henri Meschonnic. O autor defende o ritmo na linguagem, diferente daquele visto como alternância regular entre tempos fortes e fracos, desvinculado da música e de uma métrica prévias. A definição que contribui para tal formulação de ritmo nasceu na redefinição etimológica do conceito feita por Émile Benveniste. Ele mostra como o ritmo tem em sua etimologia a forma, enquanto movimento no instante em que é tomado e, assim, ele pode tornar-se múltiplo. Dessa maneira, o ritmo poderá ser definido como a organização do sentido no discurso, que produz uma semântica própria, a significância. Renovada pelo programa do ritmo, a tradução, por sua vez, será entendida como uma maneira de agir sobre a linguagem.Referências
ANDRADE, M. de. Introdução à estética musical. São Paulo: Hucitec, 1995.
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2009.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 16. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
MESCHONNIC, H. Poética do traduzir. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo, Perspectiva: 2010.
MESCHONNIC, H. Critique du rythme: Anthropologie historique du langage. Paris: Verdier, 1982.
MESCHONNIC, H. Linguagem, ritmo e vida. Trad. Cristiano Florentino Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2006.
Publicado
2020-08-19
Como Citar
Bento Veshagem, M. (2020). A Tradução do ritmo em Henri Meschonnic a partit da teoria de Émile Benveriste. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 649-661. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17636
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).