A figuração brasileira na Biblioteca Ayacucho
Palavras-chave:
Biblioteca Ayacucho, Ángel Rama, Literatura brasileira, Literatura latinoamericana, Exílio
Resumo
Este artigo foi originalmente preparado para a Jornada e Mostra “Biblioteca Ayacucho: un sueño de religación continental”, com curadoria de Marcela Croce. O evento ocorreu no dia primeiro de julho de 2019 na Universidade de Buenos Aires (UBA). O texto em questão se dedicou a discutir as relações intelectuais entre Angel Rama e o grupo de brasileiros à luz do processo prévio e posterior à formação da editora venezuelana, coordenada por Rama e José Ramon Medina a partir de 1974. Nesse sentido, retomamos as correspondências entre o crítico uruguaio e o grupo brasileiro que diretamente participou e contribuiu para a figuração da literatura brasileira na coleção da Biblioteca Ayacucho. Tal grupo foi composto fundamentalmente (apesar de não exclusivamente) por Antonio Candido, Darcy Ribeiro, Berta Gleizer Ribeiro e Gilda de Mello e Souza. Para isso, considerou-se a documentação recentemente compilada, analisada e publicada no Brasil e no Uruguai por Haydée Ribeiro Coelho (2015) e Pablo Roca (2016), especialistas na participação de brasileiros na Biblioteca Ayacucho e na obra crítica de Angel Rama. Procurou-se dessa maneira problematizar a emergência de linhas de influência entre o crítico uruguaio e o grupo brasileiro em contexto de trânsito ou exílios latino-americanos, priorizando nas relações intelectuais as interseções culturais que levaram à entrada – pela primeira vez sistematizada e metodologicamente elaborada – da literatura brasileira no processo de estabelecimento de um cânone latino-americanista intercontinental, como veio a ocorrer sem precedentes a partir da inserção da literatura brasileira (e outras mais) na Biblioteca Ayacucho.Downloads
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Publicado
2020-03-19
Como Citar
Diniz, D. (2020). A figuração brasileira na Biblioteca Ayacucho. Revista Linguagem & Ensino, 23(1), 68-77. https://doi.org/10.15210/rle.v23i1.17734
Seção
Artigos
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