Complexidade enunciativa na faça infantil: as hesitações

Palavras-chave: Complexidade enunciativa, Enunciação, Fala infantil, Hesitações, Discurso.

Resumo

A investigação relatada no presente artigo orientou-se pelo seguinte objetivo: verificar em que medida hesitações sinalizariam diferentes modos de negociação entre o sujeito que enuncia e os outros que se mostram como presentes (embora tidos como “exteriores”) na enunciação. Os dados foram extraídos de amostras de fala de crianças entre 5 e 6 anos, coletadas em situação escolar. A análise mostrou que as hesitações remeteram à ação de fatos das condições de produção do discurso – como a representação (i) dos papéis assumidos pelos interlocutores, (ii) da própria situação concreta de produção do discurso, (iii) dos objetos discursivos, bem como (iv) a injunção ao dizer. Remeteram, ainda, às diferentes maneiras pelas quais a complexidade da língua (em termos fonológicos, gramaticais e semânticos) se mostrou como problemática para o sujeito enunciador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Departamento de Fonoaudiologia Áreas: Teoria e Análise Linguística; Fonoaudiologia

Referências

AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION (ASHA). Special Interest Division 4 (SID 4) – Terminology pertaining to fluency and fluency disorders: Guidelines. ASHA, v. 41, n. 19, p. 29-36, 1999.

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 25-42, 1990.

AZEVEDO, N. P. G.; LUCENA, J. A. Perspectiva linguístico-discursiva na terapêutica da gagueira. Caderno de Estudos Linguísticos, v. 51, n. 2, p. 167-186, 2009.

https://doi.org/10.20396/cel.v51i2.8637210

BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BOEYA, R. A.; WUYTSB, F. L.; HEYNINGB, P. H. V.; BODTB, M. S.; HEYLENB, L. Characteristics of stuttering-like disfluencies in Dutch-speaking children. Journal of Fluency Disorders, v. 32, p. 310–329, 2007. https://doi.org/10.1016/j.jfludis.2007.07.003

CARLO, E. J., WATSON, J. B. Disfluencies of 3- and 5-year old Spanish-speaking children. Journal of Fluency Disorders, v. 28, p. 37-53, 2003. https://doi.org/10.1016/S0094-730X(03)00004-4

CARNEIRO, C. R. Refletindo sobre a gagueira de um ponto de vista linguístico. Caderno de Estudos Linguísticos, v. 35, p. 448-453, 2006.

CHACON, L.; CAMILLO, M. Questões de linguagem na doença de Parkinson: as hesitações. São Paulo: Cultura Acadêmica, Editora UNESP, 2014.

CHACON, L.; VILLEGA, C. C. S. Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 54, n. 1, p. 81-95, 2012.

https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636973

CHACON, L.; VILLEGA, C. C. S. Language acquisition: hesitations in the question/answer dialogic pair. CoDAS, v. 27, p. 73-79, 2015. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014048

DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, n. 1, p. 41-69, 2002.

https://doi.org/10.20396/cel.v42i0.8637140

FLORES, V. N. Problemas gerais de linguística. Petrópolis: Vozes, 2019.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

JUSTE, F.; ANDRADE, C. R. F. Tipologia das rupturas de fala e classes gramaticais em crianças gagas e fluentes. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 18, n. 2, p. 129-140, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-56872006000200002

MARCUSCHI, L. A. A hesitação. In: NEVES, M. H. M. Gramática do português falado: novos estudos. Campinas: UNICAMP/FAPESP, 1999. p. 159-194.

MARCUSCHI, L. A. Fenômenos intrínsecos da oralidade: a hesitação. In: KOCH, I. G. V.; JUBRAN, C. C. A. S. Gramática do português falado: construção do texto falado. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. p. 48–70.

MARTINS V. O.; ANDRADE, C. R. F. Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 20, n. 1, p. 7-12, 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-56872008000100002

MELO, C. G.; CHACON, L. Relações entre pausas e constituintes prosódicos na fala de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Audiol Commun Res., v. 20, n. 1, p. 18-23, 2015. https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000100001410

NASCIMENTO, J. C. Fenômeno hesitativo na linguagem: um olhar para a doença de Parkinson. 2005, 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2005.

NATKE, U.; SANDRIESER, P.; PIETROWSKY, R.; KALVERAM, K. T. Disfluency data of German preschool children who stutter and comparison children. Journal of Fluency Disorders, v. 31, p. 165–176, 2006.

NESPOR, M; VOGEL, I. Prosodic phonology. Dordrechet: Foris Publications, 1986.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F; HAK, T. (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000. p. 61-161.

PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F; HAK, T. (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000. p. 163-252.

RAMOS, S. Hesitações e rupturas na fala infantil: as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição. 2008, 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RAMOS, S.; SCARPA, E. M. Hesitações e rupturas em aquisição da linguagem: os processos reorganizacionais na fala infantil. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 36, n. 2, p. 348-354, 2007.

SCARPA, E. M. Sobre o sujeito fluente. Caderno de Estudos Linguísticos, v. 29, p. 163-184, 1995.

SCARPA, E. M. Disfluências e estrutura prosódica na fala adulta e infantil. Revista Pro língua, v. 10, n. 1, 2015.

VIEIRA, R. C. R.; CHACON, L. Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com doença de Parkinson. São Paulo: Cultura Acadêmica, Editora UNESP, 2015. https://doi.org/10.7476/9788579836640

WATSON, J. B.; ANDERSON, R. T. Disfluencies of 2- and 3-Year-Old Spanish-Speaking Children From Puerto Rico. Contemporary Issues In Communication Science and Disorders, v. 28, p. 140–150, 2001.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
Chacon, L., & Gonçalves de Melo, C. (2020). Complexidade enunciativa na faça infantil: as hesitações. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 862-880. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17755