Os Espaços da libras em contextos artístico-culturais e literários e a formação de tradutores e intérpretes de libras-portugues

Palavras-chave: Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILSP), Contextos Artístico-Culturais e Literários, Matrizes Curriculares, Cursos Superiores

Resumo

Procuramos investigar os diferentes espaçostempos educativos para a aprendizagem de performances artísticas em língua de sinais, como também os processos tradutórios e interpretativos. Este trabalho inscreve-se no campo teórico dos Estudos da Tradução e dos Estudos da Tradução de Língua de Sinais, em suas subáreas didática e formação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com abordagem teórica dialógica (BAKHTIN, 2017). A pesquisa caracteriza-se como documental, fundamentada em dados primários. O estudo é desenvolvido com base nos cursos superiores de formação de Tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) no Brasil entre os anos 2008 e 2019, a fim de realizar o levantamento de suas matrizes curriculares e extrair do conteúdo das disciplinas que são relacionados à arte e cultura, o que contribuiria para a atuação como TILSP na esfera artística. Os resultados apontam: o evidente crescimento do contexto artístico-cultural enquanto campo de trabalho em Florianópolis, absorvendo, principalmente, alunos egressos do curso.

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Biografia do Autor

Neiva de Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013) MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005). Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET, Departamento de Libras – DLSB. Docente do curso de graduação em Letras Libras Presencial. Área de concentração Linguística Aplicada - Estudos da Tradução e Interpretação

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Publicado
2020-11-06
Como Citar
de Aquino Albres, N. (2020). Os Espaços da libras em contextos artístico-culturais e literários e a formação de tradutores e intérpretes de libras-portugues. Revista Linguagem & Ensino, 23(4), 1248-1273. https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18467