De língua de imigração a língua de estudo

Caminhos para revitalização da cultura e da língua japonesa no âmbito paulista

  • Leiko Matsubara-Morales Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Japonesa, Ensino Público

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo revisar historicamente o ensino de língua japonesa no contexto paulista de língua de minoria asiática, partindo da perspectiva de seu ensino como Língua de Herança (LH) nas comunidades de japoneses e nipo-descendentes e também seu ensino como Língua Estrangeira (LE) em escolas públicas apresentando como ela está integrada à sociedade brasileira. Para isso, o artigo faz uma breve incursão sobre as intervenções do governo japonês, apresentando sucintamente as principais atividades de instituições como a JICA - Japan International Cooperation Agency e a Fundação Japão; situa a importância do ensino de uma língua asiática de minoria, como é o caso da língua japonesa no contexto universitário, e tece sugestões para uma nova agenda de políticas educacionais considerando os efeitos da tecnologia e da globalização.

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Biografia do Autor

Leiko Matsubara-Morales, Universidade de São Paulo
PROF. ASSISTENTE DOUTORA DO Departamento de Letras Orientais da UNIVERSIDADE DE SAO PAULO    Coordenadora do PPG Língua, Literatura e Cultura Japonesa 

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Publicado
2020-11-06
Como Citar
Matsubara-Morales, L. (2020). De língua de imigração a língua de estudo: Caminhos para revitalização da cultura e da língua japonesa no âmbito paulista. Revista Linguagem & Ensino, 23(4), 1370-1390. https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18743